RJ

Dicas de como usar o mapa:


 - Para iniciar a animação clique na seta azul. 
 - Para uma melhor visualização clique em "Full Screen"

Boa Viagem!




Detalhes da Viagem:

Data: 04/07/2010
Cidades Visitadas: 92
Distância Percorrida: 3470 km

Pequeno resumo da viagem:
Dos estados já visitados, o Rio de Janeiro é realmente um estado abençoado por Deus com sua beleza exuberante. Bom, isso todos já sabem, vamos ao que interessa.
A cidade de São Francisco de Itabapoana foi escolhida para ser a primeira dessa aventura que teve início no dia 05/07/2010. Minha primeira parada para pernoite foi na cidade de Quissamã de onde saí cedo para meu próximo destino: Carapebus.
Depois de passar por Macaé o dia ficou fantástico, estava na região dos lagos onde a paisagem deslumbrante foi marcante até a chegada em Araruama para o pernoite. Pela manhã conheci um bonito parque em homenagem ao falecido menino João Hélio.
Com uma rápida passagem pela capital fui nos aconchegar em Nilópolis, terra da grande campeã do carnaval carioca, Beija-Flor. Depois de uma rápida passagem pela baixada fluminense cheguei ao sul do estado, uma região deslumbrante de uma beleza rara. Uma rápida passagem para almoço com minha irmã (uma das maiores incentivadoras do meu trabalho) em Angra dos Reis.
Já em Rio Claro aconteceu um dos casos mais curiosos. Estava à procura de um hotel (a cidade só possuía um) e quando o localizei permaneci por aproximadamente duas horas aguardando uma pessoa para me informar se tinha vaga ou não (estava na hora da janta). Por fim chegou um rapaz que estava fora do hotel e me disse que não tinha vaga. Preocupado com a situação e com o avançado da hora me dirigi a um taxista e este informou que existia um “matadouro” fora da cidade e que eu poderia dormir lá. Chegando lá, percebi que o “matadouro” tratava-se de um chalé onde os namorados se encontravam.
Estava em Comendador Levy Gasparian e aproveitando a oportunidade e a proximidade com Minas Gerais, fui para Juiz de Fora/MG (minha querida terra natal e fora do contexto da viagem) apreciar uma comida mineira caseira e dormir na casa de minhas irmãs. Renovado segui em direção ao Vale do café e não poderia deixar de destacar uma cidade pelo conjunto histórico urbanístico e paisagístico que ela representa para a região, Vassouras.
Chegando a serra, procurei um lugar para descansar e não poderia ser melhor do que a cidade imperial de Petrópolis. Realmente um show a parte, com seus casarões, palácios e prédios centenários, isso sem falar nas tradicionais charretes que trafegam pela cidade com imponência e sem cerimônia.
Passando por serras, matas, cachoeiras e por várias cidades extremamente belas e bucólicas, cheguei à famosa cidade de Trajano de Moraes, conhecida pelos seus intensos ventos, onde pernoitei num hotel bem familiar e bem aconchegante.
Pela manhã, sem café, saí com destino a Santa Maria Madalena, terra natal da extravagante atriz, humorista e cantora brasileira Dercy Gonçalves. Em direção a região noroeste fluminense conheci a cidade de Natividade, famosa pelo turismo religioso, devido aos relatos da aparição de Nossa Senhora de Natividade no local, no início do século passado.
Depois de descansar em Varre-Sai visitei mais seis cidades do noroeste fluminense e finalmente encerrei este belissimo passeio na cidade de Bom Jesus do Itabapoana.
Nessa aventura consegui 417 fotos, 368 minutos de vídeos e 3470 km rodados no estado do Rio de Janeiro.
Cidades ordenadas por visita:

1. SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA - Homenagem ao padroeiro São Francisco e o Rio Itabapoana - significando pedras ou seixos de beira de rio onde existem colméias de vespas assanhadas e perigosas.
2. CAMPOS DOS GOYTACAZES - Campos habitados por índios Goitacás.
3. SÃO JOÃO DA BARRA - Homenagem a São João Batista da Barra.
4. QUISSAMÃ - Seu nome deve-se a um escravo que vivia entre os índios que quando perguntado pelos primeiros exploradores como chegara ao local, ele se disse originário da Cidade de Quissamã, em Angola.
5. CARAPEBUS/RJ – Significa Peixe gostoso, carapeba.
6. MACAÉ - Significa Rio dos Bagres.
7. RIO DAS OSTRAS - Tinha a denominação de Rio Leripe (molusco ou ostra grande), ou Seripe.
8. ARMAÇÃO DOS BÚZIOS - Devido à grande quantidade de búzios no fundo do mar e às armações de pescarias feitas por navios que passavam por suas baías.
9. CABO FRIO - Navegantes lusitanos, pois em plena zona tropical, sentiram como se estivessem atravessando uma região de baixíssima temperatura, peculiar aos pólos. (Ressurgência)
10. ARRAIAL DO CABO - Ventos, correntes marítimas e as marés começaram a depositar sedimentos entre três antigas ilhas – Morro do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia –, incorporando-as ao continente e formando, assim, o cabo onde se situa a cidade.
11. SÃO PEDRO DA ALDEIA - Significa aldeia de São Pedro.
12. IGUABA GRANDE - Significa lugar de muitas águas.
13. ARARUAMA - Significa lagoa das conchas.
14. SAQUAREMA - Socó-Rema, em vista da existência de numerosos bandos de aves pernaltas, conhecidas como Socó.
15. MARICÁ - Vem dos termos indígenas “MARI” que significa espinheiro e “CAÁ” que significa mato, denominação justificada pela abundância de acácias espinhosas existentes na região.
16. SÃO GONÇALO - Homenagem a Gonçalo Gonçalves, que mandou edificar uma igreja, sob a invocação de São Gonçalo.
17. NITERÓI - Significa águas escondidas.
18. RIO DE JANEIRO - Corpo d'água designado como rio no mês de janeiro.
19. DUQUE DE CAXIAS - Homenagem a Duque de Caxias (Patrono do Exército brasileiro)
20. SÃO JOÃO DE MERITI - Homenagem a São João Batista e ao Rio Meriti.
21. NILÓPOLIS - Em homenagem a Nilo Peçanha.
22. MESQUITA - Em homenagem a Jerônimo Roberto de Mesquita. (proprietário rural e nobre brasileiro)
23. BELFORD ROXO - O Inspetor Geral de Obras Públicas - Raymundo Teixeira Belford Roxo, que doou o seu nome à Fazenda que deu origem ao município.
24. NOVA IGUAÇU - Em virtude de ter sido fundada em torno dos rios, especialmente do Iguaçu.
25. QUEIMADOS - Os chineses que moravam na região tinham por costume queimar os seus mortos. Este costume criou entre os populares, que tinham que passar pelo local onde os chineses haviam sido queimados.
26. SEROPÉDICA - SERICEO ou SERICO, que significa seda, e outra, grega, PAIS ou PAIDÓS, que significa tratar ou consertar.
27. ITAGUAÍ - Significa lago entre pedras.
28. MANGARATIBA - MANGARA = ponta da banana e TIBA = local onde existe abundância.
29. ANGRA DOS REIS - No dia consignado à devoção dos Reis Magos, foi descoberta uma pequena baía.
30. PARATY - Peixe de rio ou viveiro de peixes.
31. RIO CLARO/RJ – Rio de mesmo nome que corta a região
32. BARRA MANSA/RJ – Rio de mesmo nome que corta a região
33. RESENDE - Homenagem ao quinto Vice-rei, Conde de Resende, naquela época Governador do Brasil.
34. ITATIAIA - Penhasco cheio de pontas.
35. PORTO REAL - Nela foi feito um desembarcadouro no rio Paraíba que ficou denominado de Porto Real para o imperador D. Pedro II descansar.
36. QUATIS - Grande quantidade destes animais existentes naquela região.
37. VOLTA REDONDA - Rio Paraíba do Sul, responsável pelo seu nome, devido a um acidente geográfico no seu curso.
38. PINHEIRAL - Devido à Fazenda do Pinheiro.
39. PIRAÍ - Rio dos peixes.
40. BARRA DO PIRAÍ - Barra do rio dos peixes.
41. VALENÇA - Homenagem ao Vice-Rei de Portugal, Dom Fernando José, descendente dos nobres da cidade espanhola de Valencia.
42. RIO DAS FLORES/RJ – A nova denominação é em razão de percorrer seu território o rio de mesmo nome, este atribuído pela presença nativa de lírios-do-brejo em suas margens.
43. COMENDADOR LEVY GASPARIAN - Em homenagem ao industrial de igual nome e de origem Armênia que em 1953 havia instalado no distrito um vasto parque industrial fabril.
44. TRÊS RIOS - Rios Paraíba do Sul, Piabanha e Paraibuna.
45. PARAÍBA DO SUL - A pequena distância da margem esquerda do Rio Paraíba (rio ruim para navegação).
46. PATY DO ALFERES - Combinação do nome da palmeira com a patente militar Alferes.
47. MIGUEL PEREIRA - Médico e professor Miguel da Silva Pereira que difundiu as qualidades do clima do local.
48. VASSOURAS - Arbusto que era abundante na região e utilizado para confecção de vassouras.
49. MENDES - A fazenda de Santa Cruz, do Barão de Santa Cruz, transferida posteriormente para a família dos Mendes, que deu origem a cidade.
50. ENG. PAULO DE FRONTIN - André Gustavo Paulo de Frontin - foi um político e engenheiro brasileiro.
51. PARACAMBI - Macaco pequeno.
52. JAPERI - Planta semelhante ao junco, que flutuava nos pântanos da região.
53. PETRÓPOLIS - Cidade de Pedro.
54. AREAL - Banco de areia existente onde, atualmente, encontra-se a Igreja Católica.
55. SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO - Homenagem a São José e ao Rio Preto.
56. TERESÓPOLIS - Cidade de Teresa.
57. GUAPIMIRIM - Nascente Pequena.
58. MAGÉ - É uma derivação de seu nome original Magepe-mirim cujo significado seria Cacique pequeno.
59. ITABORAÍ - ITA = pedra e BORAÍ = bonita.
60. TANGUÁ - Originado da língua Tupi TAN = formiga e GUÁ = verbo comer, ou seja PAPA-FORMIGAS.
61. RIO BONITO - Se deveu ao fato dos Sete Capitães, ao se dirigirem a Macaé, ficarem impressionados com um belo riacho que atravessava região.
62. SILVA JARDIM - Homenagem ao seu ilustre filho o político fluminense Antônio da Silva Jardim.
63. CASIMIRO DE ABREU - Em homenagem ao poeta, seu cidadão mais famoso.
64. CACHOEIRAS DE MACACU - Fundada as margens do rio Macacu.
65. NOVA FRIBURGO - D. João VI, que autorizou, em 1818, a vinda de 100 famílias suíças, oriundas do cantão de Friburgo, para criação de uma colônia.
66. SUMIDOURO - Curioso acidente geográfico verificado em suas terras, com o Rio Paquequer desaparecendo sob Lajes de Pedra.
67. SAPUCAIA - Nome tirado do fruto da árvore Sapucaia.
68. CARMO - Homenagem dedicada a Nossa Senhora do Carmo.
69. DUAS BARRAS - Provém de estar à cidade localizada entre as barras formadas pela junção dos rios Negro com o rio Resende e a frente com o córrego do Baú.
70. BOM JARDIM - Foi devido ao fato de se negarem os habitantes de São José do Ribeirão a consentir na passagem dos trilhos da Estrada de Ferro Cantagalo por suas terras, receosos de que as fagulhas das locomotivas viessem a danificar suas plantações.
71. CORDEIRO - Fazenda Cordeiro, à margem do Rio Macuco, que deu origem a cidade.
72. CANTAGALO - Quando os soldados já se dispunham a regressar, depois de infrutíferas buscas, tiveram a atenção despertada pelo canto de um galo. Encontraram dormindo no meio da mata, um dos companheiros de Mão de Luva.
73. MACUCO - É uma ave que habita a mata primária, percorrendo o solo da floresta.
74. SÃO SEBASTIÃO DO ALTO - Homenagem a São Sebastião e sua sede fica no alto da serra Deus me Livre.
75. TRAJANO DE MORAIS - Filho do Visconde de Imbé (José Antônio de Morais), tornou-se uma figura influente de seu tempo.
76. SANTA MARIA MADALENA - Homenagem a Santa Maria Madalena, padroeira da cidade.
77. CONCEIÇÃO DE MACABU - Deriva de Nossa Senhora da Conceição, cuja nomenclatura original era Nossa Senhora da Conceição do Rio Macabu. Que designava uma palmeira de frutos.
78. SÃO FIDÉLIS - Homenagem a São Fidélis, padroeiro da cidade.
79. CAMBUCI - Potes de cerâmica que recebiam o mesmo nome.
80. ITAOCARA - Aldeia da Pedra.
81. APERIBÉ - Cachimbo Aceso.
82. SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - Homenagem a Santo Antônio de Pádua, padroeiro da cidade.
83. MIRACEMA - YBIRA – pau, madeira e CEMA – brotar
84. LAJE DO MURIAÉ - Laje de pedra, existente na margem direita do Rio Muriaé, onde diminui a correnteza, forma uma bacia.
85. NATIVIDADE - Homenagem a Nossa Senhora da Natividade, padroeira da cidade.
86. VARRE SAI - D. Inácia, proprietária de um curral emprestava aos tropeiros. Como, ao saírem, deixavam o local sujo, irritada ela dizia: varre e sai.
87. PORCIÚNCULA - Homenagem a José Tomás de Porciúncula, ex-governador.
88. ITAPERUNA - Pedra Preta.
89. SÃO JOSÉ DE UBÁ - Homenagem a São José e Ubá - gramínea abundante nas margens do rio.
90. ITALVA - Pedra Branca.
91. CARDOSO MOREIRA - Homenagem ao Comendador José Cardoso Moreira.
92. BOM JESUS DO ITABAPOANA - Em recordação ao lugarejo de Minas, Bom Jesus da Vista Alegre, terra natal de Antônio José da Silva Nenem e pelo Rio Itabapoana.

5 comentários:

Fernanda disse...

Depois de visualizar este blog, fiquei com mais vontade ainda de viajar o mundo, especialmente o nosso BRASIL! Parabéns pelo blog, nota dez!!!

Unknown disse...

Pro Rio de Janeiro eu só iria se vc prometesse me abandonar em Búzios ou Rio das Ostras. Bjs***

Fernanda Leite disse...

Que lindo adorei,so assim para poder fazer viajem rapidas e lindas,parabens pelo blog esta lindo.

Adrielle Saldanha disse...

Nossa,

Parabéns pelo projeto, realmente muito ousado. Mas acabou me deixando com mais vontade ainda de viajar. Já viajo há anos, mas essa idéia de viajar todas os municípios do Brasil é demais. Tbm tenho um blog sobre viagens e vou linkar vc certo!?

http://ummundoemumamochila.blogspot.com/

Cláudio Menezes disse...

Olá! Achei você, fico muito feliz de saber que está realizando esse sonho, em MS tire bastante fotos de Bonito, que eu pretendo conhecer. Grande abraço querido, felicidades!